Manual de Boas práticas para gestão de Telecom
Uma gestão de Telecom assertiva exige uma série de processos, que são demorados, dão trabalho e tomam bastante tempo até que sejam resolvidos.
Durante essa administração é necessário alcançar a redução de custos gerando resultados e agilidade nos processos.
Muitas empresas não tratam suas despesas de telefonia com a mesma importância que lidam com outros gastos, essa atitude gera custos e problemas, que poderiam ser evitados ou minimizados com algumas ações.
A Gestão de Telecom é indispensável para empresas que priorizam o sucesso em seus negócios, uma consultoria eficiente pode trazer muita economia e ótimos resultados.
Por isso preparamos um manual exclusivo com boas práticas para uma gestão eficiente da sua telefonia.
Contrato e renovação de planos
Quando o assunto é economia, todo detalhe é válido. O primeiro passo é ficar atento aos mínimos detalhes. É preciso planejar e controlar as contratações de serviços.
Se a empresa possui diversas linhas e o sistema de Telecom acaba sendo complexo para controlar, em primeiro lugar, tenha um contrato que registre tudo o que foi acordado entre as partes.
Portanto, antes de contratar qualquer pacote, é fundamental realizar uma leitura detalhada do seu perfil de consumo e suas principais necessidades, e só então verificar o que o mercado oferece.
Levante informações do seu plano e preços de outras operadoras antes de renovar qualquer contrato
Antes de renovar seu plano ou fazer uma concorrência de preços, você precisa conhecer seu perfil de consumo e o tráfego da telefonia. Quem tem que saber o que é melhor para sua empresa é você.
Faça uma auditoria e conteste os valores indevidos
Normalmente os erros de cobrança se repetem e, em algumas situações, persistem ao longo dos meses. Por isso processo de auditoria de Telecom deve ser feito diariamente, porque esse controle é capaz de trazer redução de custos e otimizar sua telecom.
Ao identificar a cobrança de valores
indevidos ou para reclamar sobre os serviços prestados, é entrar em contato com
a operadora de Telefonia.
Caso a reclamação não surta o efeito desejado,
serão necessárias novas estratégias. Nos casos de irregularidades na prestação
de serviços, pode ser feita uma reclamação para a Agência Nacional de
Telecomunicações (ANATEL), cujo registro pode ser realizado diretamente no
portal Anatel Consumidor.
Elimine serviços desnecessários
É comum as operadoras oferecerem pacotes com cada vez mais opções de serviços e “vantagens” aos seus clientes, principalmente os corporativos. No entanto, nem sempre é necessário que a sua empresa adquira, por exemplo, o melhor pacote da operadora se a sua demanda de Telecom não exige tanto. Portanto, antes de contratar qualquer pacote, é fundamental realizar uma leitura detalhada do seu perfil de consumo e suas principais necessidades, e só então verificar o que o mercado oferece.
Estabeleça um perfil de consumo para seus usuários
Todas as operadoras possuem o serviço de Gestão Online. Este serviço serve para bloquear as linhas e estabelecer rateios de pacotes de dados e voz. Por ser pouco divulgado pelas operadoras e ao mesmo tempo ser uma plataforma complexa de se trabalhar, muitas empresas acabam tomando prejuízo com as linhas desbloqueadas.
Tenha uma ferramenta de gestão
Um software para a gestão da telefonia é uma ferramenta indispensável no processo de redução de custos e outros benefícios relacionados a telecom. Com esse recurso será possível gerar relatórios para tomar decisões corretas sobre seus projetos de telecomunicações.
Como destacamos anteriormente, para que boas práticas sejam implantadas na sua gestão de telefonia existe uma série de processos, que são demorados, dão trabalho e tomam bastante tempo até que sejam resolvidos. Por isso, contar com uma consultoria especializada é fundamental para ter resultados compensadores na contestação. Primeiramente pela experiência em lidar com os critérios e argumentos das operadoras, além de poupar tempo e desgaste do reclamante. O tempo que ele perderia reclamando com operadoras, ele pode tratar de outros assuntos, enquanto alguém especializado no assunto, resolve os problemas de Telecom no seu lugar.
Nossa Gestão em Telecom é feita por nosso sistema próprio – Light Expert. O sistema gerencia seus custos, organiza e controla todos os serviços prestados pela operadora. Ela é uma solução customizada de acordo com a necessidade de cada cliente.
Todo o serviço é feito pelo analista responsável por sua empresa. Ele é responsável por criar os relatórios, contestar contas, fazer rateios e atender nas demandas de sua telecom.
Nosso serviço de gestão de faturas é dividido em cinco módulos, envolve o estudo, planejamento e avaliação técnica/financeira de todos os recursos que englobam a Telecom de sua empresa. O serviço abrange a gestão da telefonia fixa, telefonia móvel, dados e equipamentos.
Você tem dúvidas sobre como proceder na gestão de Telecom da sua empresa?
Fale agora com a Light Telecom- Fatura Expert e comece a reduzir seus custos.