LIGAÇÕES DE TELEMARKETING SERÃO IDENTIFICADAS POR 0303
Vai ficar mais fácil para o consumidor identificar e bloquear as insistentes chamadas de telemarketing: desde o dia 10 de março de 2022, entrou em vigor a regra da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que obriga as operadoras de telefonia a disponibilizarem o código 0303 às empresas de telemarketing. Esse número vai aparecer no início do número de qualquer ligação que vise ofertar produtos ou serviços.
A Conexis, entidade que reúne as principais empresas de telefonia, esclarece que, a partir desta quinta, as operadoras estão preparadas para oferecer o código às empresas que solicitarem – mas elas precisam, antes fazer esse pedido.
Bloqueio de chamadas
Segundo a Anatel, as operadoras também deverão realizar o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor.
RESUMO
- Chamadas de telemarketing originadas da rede celular deverão começar com o número 0303;
- A partir de junho, regra começa a valer para rede fixa;
- Número é de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo;
- Empresas que solicitam doação e que fazem cobrança não precisam fazer uso do código;
- Identificação tem que aparecer de forma clara no visor do telefone;
- Consumidores podem pedir às operadoras o bloqueio das chamadas de telemarketing.
Facilitar identificação
O identificador foi aprovado pela Anatel no final do ano passado, por meio Ato nº 10.413. O objetivo da padronização, diz a agência, é facilitar a identificação das chamadas de telemarketing ativo.
Telemarketing ativo é a prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não. Empresas que solicitam doação e que fazem cobrança foram consideradas exceções e não precisarão fazer uso do código.
O código 0303 será de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, e as operadoras de telefonia fixa e móvel têm de permitir a identificação desse número de forma clara, no visor do aparelho do usuário. As operadoras também ficarão responsáveis por coibir o uso do código fora das regras estabelecidas pela agência.
Fonte: g1.globo.com