Empresa de call center Atento, sofre ciberataque e afeta atendimento da Operadora Vivo
A empresa de call center Atento é a mais recente vítima de ataques de cibercriminosos a corporações no Brasil, nas últimas duas semanas.
No domingo (17), a multinacional comunicou ter sofrido um ciberataque a seus sistemas no país e que interrompeu os serviços, temporariamente, aos clientes locais.
“A fim de prevenir qualquer possível risco a nossos clientes, nós isolamos os sistemas afetados dentro da Atento e interrompemos as conexões de nossos sistemas com os clientes. Isto resultou em uma interrupção temporária do serviço”, disse a empresa em comunicado.
A Atento, ainda no comunicado para o mercado, afirma ter realizado um isolamento de seus sistemas, assim como a interrupção das conexões com seus clientes, para prevenir o risco do vazamento de dados da empresa. A companhia também alerta que sua equipe de segurança cibernética já está trabalhando para identificar e conter a ameaça, e assim que possível irá restaurar suas operações. Por fim, a Atento diz não ter identificado nenhum vazamento de seus dados, até o momento.
A empresa informa que o tipo de ameaça que afetou seus sistemas. Os ataques mais comuns a empresas brasileiras têm sido do tipo ransomware, no qual códigos maliciosos se infiltram nos sistemas das empresas até identificarem e criptografarem servidores com dados sensíveis, exigindo resgate para sua liberação, na maior parte dos casos.
Fonte: g1.globo.com