Como contestar faturas telefônicas
Algumas informações são de suma importância para que você saiba como fazer uma contestação de faturas telefônicas. Quem nunca passou por uma situação desagradável com uma operadora de telefonia? Seja com a má qualidade dos serviços, como também, com as indesejadas cobranças indevidas.
Mas você sabe como contestar valores cobrados indevidamente na sua conta?
A Anatel permite a contestação retroativa de faturas no prazo de três anos, resolução (nº 632, de 7 de março de 2014) Fundamentação Legal: 81 a 89 da Resolução nº 632/2014. Dessa forma, você tem direito à devolução de valores cobrados indevidamente, via depósito em conta corrente, ou através de desconto nas faturas seguintes. Nos casos em que o erro ocorre em uma fatura já quitada, o Código de Defesa do Consumidor prevê que o consumidor tem o direito de receber em dobro, o valor que pagou indevidamente.
Primeiro passo – Entre em contato com a operadora
O primeiro passo é entrar em contato com a operadora e procurar resolver o problema administrativamente.
Cada operadora possui um canal de específico para receber esse tipo de solicitação. Converse com o atendente, explicando a situação e aponte todos os detalhes da reclamação. Tenha em mãos a Fatura detalhada das cobranças, o CNPJ da empresa e o CPF do responsável. Não esqueça de anotar o protocolo, aquela sequência numérica foi criada para a identificação do atendimento e acompanhamento do cliente junto as operadoras.
Segundo passo – Acompanhe o processo
Em geral, o prazo para retorno fica entre 7 e 10 dias.
Algumas operadoras enviam e-mail, outras apenas respondem se a solicitação é procedente ou não. Caso o prazo que foi acordado não for respeitado, entre em contato novamente com a operadora. É muito importante seguir o processo de forma organizada e documentada para obter sucesso na contestação.
O que fazer quando a contestação é julgada improcedente pela operadora?
Após as tentativas de contestação na operadora, é possível que não haja resposta positiva, e a tratativa pode resultar como improcedente. Isso pode acontecer porque o fluxo de reclamações é muito grande, e dependendo da situação, o setor que analisou seu caso, pode não tem alçada para tratar do assunto, ou não foi analisado da forma correta. Mas não se preocupe!
Cada prestadora possui um canal de Ouvidoria, que é específico para resolver problemas que não puderam ser resolvidos pelo canal de atendimento padrão. Dessa forma, será necessário que você informe o protocolo que foi aberto nesse primeiro atendimento, para que eles possam acessar todas as informações. Nesse Canal, será gerado um novo protocolo, agora da Ouvidoria, que também terá um prazo para resposta dentro de aproximadamente 10 dias.
A Ouvidoria julgou meu caso improcedente, e agora?
Caso a resposta da ouvidoria seja improcedente, e ainda assim você não concorda com o resultado, é possível tentar uma nova estratégia. Nos casos de irregularidades na prestação de serviços, pode ser feita uma reclamação para a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), cujo registro pode ser realizado diretamente no portal Anatel Consumidor https://www.gov.br/anatel/pt-br . Caso já tenha cadastro, basta colocar seu CPF e senha, e se não houver, basta clicar em “Cadastre-se”.
Outra opção é através do Aplicativo ou ligando no 1331. É necessário ter em mãos o protocolo de registro da reclamação aberta na ouvidoria.
A central de atendimento funciona de segunda a sexta, apenas em dias úteis, das 8h às 20h.
Finalização e ressarcimentos
Fique atento! A reclamação deve ter um acompanhamento até sua finalização, mesmo que não haja devolução dos valores.
A devolução dos valores é o resultado de todo esse trabalho de gestão e contestação da fatura. Em algumas situações esse valor é devolvido em dobro isso ocorre de acordo com a definição dada pela Anatel. Após a operadora ser notificada e o processo de análise ser concluído, você receberá o crédito nas faturas seguintes ou em alguns casos via depósito em conta.
Controle da devolução
Nesse processo de auditoria e contestação, é comum que aconteçam falhas, e se não houver um acompanhamento minucioso das etapas podem ocorrer erros nos créditos gerados, onde o valor corrigido é diferente ou menor do que o valor acordado. Sendo assim, será necessário contatar a prestadora mais uma vez para corrigir esta falha e gerar o crédito conforme tratado na junto a Anatel
Facilitando o processo de contestação
Normalmente os erros de cobrança se repetem e, em algumas situações, persistem ao longo dos meses. Por isso processo de auditoria de telecom deve ser feito diariamente, porque esse controle é capaz de trazer redução de custos e otimizar sua telecom.
Conforme destrinchamos acima, os processos de contestação exigem uma série de processos, que são demorados, dão trabalho e tomam bastante tempo até que sejam resolvidos. Por isso, contar com uma consultoria especializada é fundamental para ter resultados compensadores na contestação. Primeiramente pela experiência em lidar com os critérios e argumentos das operadoras, além de poupar tempo e desgaste do reclamante. O tempo que ele perderia reclamando com operadoras, ele pode tratar de outros assuntos, enquanto alguém especializado no assunto, resolve os problemas de Telecom no seu lugar.
Na consultoria da Fatura Expert www.faturaexpert.com.br suas contas são analisadas continuamente para garantir que a economia chegue antes mesmo da sua fatura chegar. Possuímos um sistema próprio que apresenta de forma minuciosa todos os valores cobrados indevidamente, com muita segurança e exatidão
Nossa equipe é formada por consultores especialistas e altamente qualificados que solucionam as demandas de telecom com eficiência e rapidez. Garantia de Economia e resultados.
Você tem dúvidas sobre como proceder nas etapas de contestação de faturas telefônicas da sua empresa?
Fale agora com a Light Telecom- Fatura Expert e comece a reduzir seus custos.
Clique no botão abaixo!