5G será liberado em mais quatro capitais, veja se você está na lista
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai liberar a partir de segunda-feira , 22 de agosto a ativação do sinal do 5G puro (standalone) em Vitória(ES), Rio de Janeiro(RJ), Florianópolis (SC) e Palmas (TO)
Serão 12 capitais do país a contar com a tecnologia funcionando até o início da próxima semana. O 5G puro já está operacional em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA). Neste primeiro momento, o sinal do 5G chega às capitais do país restrito a alguns bairros, salvo exceções, pois o edital do leilão determinou às operadoras a instalação de uma antena para cada 100 mil habitantes.
Inicialmente, todas as capitais deveriam ter o 5G puro funcionando até 31 de julho. Entretanto, esse prazo foi prorrogado pela Anatel, devido ao cronograma de entrega dos equipamentos que precisam ser instalados para evitar que o 5G cause interferência em serviços profissionais de satélite. Esses equipamentos são importados, em geral da Ásia.
Pelo cronograma do Gaispi, o 5G precisa ser ativado comercialmente nas 15 capitais restantes até 27 de novembro. A tendência, contudo, é que a ativação aconteça antes, conforme as operadoras concluam os trabalhos de instalação de antenas e filtros. Ainda falta ativar o 5G puro em: Recife (PE); Fortaleza (CE); Natal (RN); Aracaju (SE); Maceió (AL); Teresina (PI); São Luís (MA); Campo Grande (MS); Cuiabá (MT); Porto Velho (RO); Rio Branco (AC); Macapá (AP); Boa Vista (RR) Manaus (AM); e Belém (PA).
Com isso, a expectativa da Anatel é que a cobertura do 5G em toda a área das capitais avance mais rápido do que o prazo previsto em edital, que era de até quatro anos.
Fonte: g1.globo.com